Cosmologia Antiga


A representação do mundo pelos povos antigos era feita de forma bastante semelhante, descrevendo um arco no céu chamado Firmamento ou Abóbada celeste. O que intriga muitos pesquisadores é o fato de muitas dessas sociedades não terem tido nenhum tipo de contato e, ainda assim, conseguirem representar exatamente da mesma forma o mundo que viviam.

Dos povos mesoaméricos até as sociedades no continente africano, passando pela Ásia e Oceania, o modelo cosmológico contém uma forma circular ,os astros (Sol e Lua) próximos e envolto por uma cúpula sólida.

A grande questão é: como e por que essa semelhança pode ser tão nítida?

Uma fonte muito clara sobre a Cosmologia Antiga está presente na Bíblia Sagrada, no livro de Gênesis. Na criação do mundo podemos ler o passo-a-passo de como o Criador fez o mundo em seis dias e nele contém a formação da Terra que verificamos da seguinte forma:

 Gênesis 1:6-8 (Bíblia Ludovico)

Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando uma das outras”. e fez Deus o firmamento. Separou as águas que estão debaixo do firmamento das águas que estão por cima do firmamento. E assim se fez. Ao firmamento Deus chamou “céu”.

A descrição bíblica da criação do firmamento se deve diante da palavra em hebraico ET-HÅRÅQYA , que significa Firmamento, Expansão e na transliteração para algo sólido – Fonte: hebraico.pro.br

Na continuação da criação menciona-se:

Gênesis 1:14-18 (Bíblia Almeida Corrigida Fiel – ACF)

¹⁴ E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
¹⁵ E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
¹⁶ E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
¹⁷ E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
¹⁸ E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

O versículo acima menciona os Luminares como o Sol e a Lua, que na cosmologia hebraica estão dentro do firmamento, assim como toda cosmologia dos povos antigos, a ilustração abaixo mostra como toda narrativa bíblica é representada.

Bíblia Ludovico – pag. 24

Diante das evidências da cosmologia dos povos antigos, surge o questionamento a respeito da informação: será tudo isso uma mera coincidência? Será tudo isso fruto do imaginário? Será que essas informações se resumem à limitação tecnológica da época? Ou será que existe uma verdade diante do conhecimento dos povos antigos?

Cosmologia Antiga – 2

Vitor PimentaAuthor posts

Avatar for Vitor Pimenta

Me chamo Vitor Pimenta, formado em História pela Universidade Jorge Amado UNIJORGE - 2009), fui professor do Ensino Fundamental e Médio por saudosos sete anos, quando me vi "obrigado" a deixar o ambiente de sala de aula após a aprovação em um concurso público. Concurso realizado em 2012, da qual tive uma colocação 384 das 2 mil vagas disponíveis, onde a posse definitiva foi no ano de 2014, me tornando efetivamente um servidor público do estado da Bahia. Iniciava nesse momento uma realidade em minha vida totalmente nova e desafiadora. Emprego que mantenho até os dias atuais com muito orgulho. Sempre fui uma pessoa questionadora e nunca aceitei padrões estabelecidos como verdades absolutas, com isso me vi na necessidade de criar um canal para expor meu ponto de vista sobre a história do nosso mundo, mistérios da humanidade e, acima de tudo, fazer com que as pessoas percebam que elas precisam questionar as informações que são passadas pelos meios tradicionais (escola, faculdade, televisão, rádio e internet). Foi desse ponto que surgiu o "pensando fora da caixa", termo muito conhecido destinado a pessoas que gostam de desafios e ações polêmicas e não têm medo da verdade que está ocultada da maioria da população. A grande massa continua dormindo, sem fazer ideia da realidade que está por trás das histórias mirabolantes que foi inserida ao longo de suas vidas. Ao acessar minhas plataformas, esteja ciente que pode encontrar informações que podem desagradar, afinal de contas, entender que foi enganado a vida inteira não é fácil, nem de bom grado pra ninguém. A verdade liberta, mas ela pode não ser o que você deseja. Forte abraço.

Comentários estão desativados.