A Bíblia e o formato da Terra


Cosmologia Bíblica Hebraica

A Bíblia contém inúmeros versículos mencionando o formato da Terra, tema que será analisado nessa postagem. Um assunto que gera muitos debates, afinal de contas, a cosmologia mencionada no Livro Sagrado não se encaixa com o modelo defendido pela ciência atual. Deixarei esclarecido que não somente a Bíblia Sagrada faz referência, como todos os povos da antiguidade, o que nos leva a questionar até onde essa semelhança pode ser considerada coincidência ou uma representação de algo limitado pela tecnologia dos nossos antepassados (existe uma publicação sobre a Cosmologia dos povos antigos nesse blog). Voltando ao tópico central, a Bíblia menciona muitos versículos que nos levam para um modelo de mundo plano, estacionário, envolto por uma cúpula e cercado por águas. É mencionado no segundo dia da criação um Firmamento e, no quarto dia, o Sol e a Lua que foram colocados dentro do Firmamento. Mas como assim o Sol e Lua criados no quarto dia? Como assim eles foram colocados dentro do Firmamento? Vamos aos fatos:

E disse Deus: Haja um Firmamento no meio das águas, e deixe que separe as águas das águas.

Gênesis 1:6
(BKJ) – Bíblia King James – Fiel 1611

E Deus chamou ao firmamento Céu. E houve a tarde e a manhã, o segundo dia.

Gênesis 1:8
(BKJ) – Bíblia King James – Fiel 1611

A Descrição do Firmamento na Bíblia é pouco falada nos cultos e pregações nas Igrejas pelos líderes religiosos, o que faz passar despercebido por pessoas que não têm o hábito de ler o Livro Sagrado. Porém, ao analisar a forma ou formato do mundo diante da criação divina, essa palavra tem uma importância muito grande. Abaixo temos a tradução hebraica do Firmamento, logo após continuaremos com as explicações.

H7549

râqîyaʻ (raw-kee’-ah)

procedente de 7554; DITAT – 2217a; n. m.

    1. superfície estendida (sólida), expansão, firmamento
      1. expansão (plano como uma base, suporte)
      2. firmamento (referindo-se à redoma dos céus que sustenta as águas de cima)
      1. considerado pelos hebreus como sendo sólida e que dava sustentação às “águas” de cima
Fonte: https://search.nepebrasil.org/pesquisa-dicionario?advanced_search_tab=3&query=firmamento

H7549

רָקִיעַ -râqîya – ʻ raw-kee’-ah

  1. superfície estendida (sólida), expansão, firmamento
Fonte: https://search.nepebrasil.org/strongs/?id=H7549

Fonte: Bíblia do Obreiro: Sociedade bíblica do Brasil (2014); pp 1636

Claramente podemos perceber que o Firmamento é uma barreira sólida estendida e sustentada nas alturas e o Criador Eterno o chama de “céu” conforme o segundo dia da criação (Gênesis 1:8), completando a informação, temos o ajuntamento das águas ,que foi chamada de “mares” ou “oceanos” e a parte árida que apareceu, da qual foi dada o nome de terra. Uma obra completa se fazendo antes dos seres vivos e viventes começarem a habitar o Reino. Dessa forma temos:

  • Céu.
  • Mares.
  • Terra.

Com as informações acima já daria por findada o debate sobre o formato da Terra na Bíblia. A primeira página, do primeiro livro da Bíblia é clara e evidente, toda criação do mundo ocorreu em seis dias e a forma da Terra não mostra nenhuma evidência de um mundo em forma de globo, com movimentos circulares (girando). Então temos que nos perguntar: Por que a cosmologia bíblica não é tratada pelos líderes religiosos? Será que a Bíblia estaria errada? Será que a Criação do mundo mencionada na Bíblia está fora da realidade?

Questionamentos como esses acima devem ser feitas por pessoas com coragem. As críticas provenientes desses argumentos são inevitáveis, afinal de contas, anos de ensinamentos (doutrinação) sobre o Sistema Solar, somado a falta de conhecimento da criação do mundo, faz com que se torne um ambiente perfeito para as massas aderirem com fervor um modelo que conhecemos como Heliocentrismo. Todos os planetas em movimentos circulares ao redor do Sol … mas pera aí … o que a Bíblia fala sobre o Sol?

Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. .
Gênesis 1:14
(ARA) – 1993 – Almeida Revisada e Atualizada

E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez. .
Gênesis 1:15
(ARA) – 1993 – Almeida Revisada e Atualizada

Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. .
Gênesis 1:16
(ARA) – 1993 – Almeida Revisada e Atualizada

מָאֹור (H3974) – mâʼôwr (maw-ore’)

procedente de 215; DITAT – 52f; n m

  1. Luz, luminária;
Fonte: https://search.nepebrasil.org/strongs/?id=H3974

Diante das referências acima, mostrarei um trecho presente em uma Bíblia que tenho da qual menciona uma informação muito interessante a respeito do Sol e, consequentemente, da Lua. O trecho citado está na nota de rodapé trazendo as informações do conceito e significado do termo presente em Gênesis 1:14. Vejamos:

Dois grandes luzeiros: o Sol e a Lua. Embora menores que as estrelas são considerados maiores porque assim aparecem aos homens.

Fonte: Bíblia Ecumênica Barsa; edição Ecumênica.

Fonte: Bíblia Ecumênica Barsa – Arquivo Pessoal (foto 1)

Fonte: Bíblia Ecumênica Barsa – Arquivo Pessoal (foto 2)

Fonte: Bíblia Ecumênica Barsa – Arquivo Pessoal (foto 3)

Obviamente que a presença de um Firmamento sustentado nas alturas já configura um modelo completamente divergente do pregado, ensinado e doutrinado nas escolas. Afinal de contas, como um Domo poderia estar presente em um planeta que gira pelo espaço? Mas não termina apenas nessas informações, dessa forma seguiremos:

No Livro de Jó temos algumas passagens que direcionam para o formato da Terra, o Reino do Criador. iremos diretamente para o capítulo 38, onde temos a aparição de Deus para o profeta em um redemoinho, e o Criador confronta Jó mostrando claramente sobre a Cosmologia Bíblica:

Onde estavas, quando lancei os fundamentos da Terra? Diz-me isso, se é que sabes tanto! Quem lhes fixou as dimessões? Se o sabes. Ou quem estendeu sobre ela a trena? Onde se assnetam suas bases ou quem colocou sua pedra angular durante a sinfonia das estrelas matutinas e as aclamações de todos os filhos de Deus?
Jó 38:4

Bíblia Ludovico – 51º edição (2012)

A Terra se molda como a argila sob o trabalho de um sinete e se tinge como uma veste
Jó 38:14

Bíblia Ludovico – 51º edição (2012)

A Bíblia Ludovico 51º edição (2012) está em meu acervo pessoal. Essa é uma Bíblia impressionante, muito bem ilustrada e, após a criação do mundo no Gênesis temos uma ilustração da Cosmologia Hebraica preservada, conforme mostra a imagem abaixo:

Bíblia Ludovico 51º edição (2012) – Arquivo pessoal

Bíblia Ludovico 51º edição (20120) – pp.24

Referências Bibliográficas:
https://search.nepebrasil.org
https://search.nepebrasil.org/referencia-espirita?livro=1&chapter=1&verse=6&verse2=6
https://search.nepebrasil.org/referencia-espirita?livro=1&chapter=1&verse=8&verse2=8
GARMUS, Ludovico: Bíblia Sagrada, 51º edição (2012)
Bíblia do OBreiro: Almeida Revista e Corrigida (2014)
Bíblia Ecumênica Barsa: Edião Ecumênica Barsa (como se trata de uma Bíblia antiga, as referências não estão preservadas)

Vitor PimentaAuthor posts

Avatar for Vitor Pimenta

Me chamo Vitor Pimenta, formado em História pela Universidade Jorge Amado UNIJORGE - 2009), fui professor do Ensino Fundamental e Médio por saudosos sete anos, quando me vi "obrigado" a deixar o ambiente de sala de aula após a aprovação em um concurso público. Concurso realizado em 2012, da qual tive uma colocação 384 das 2 mil vagas disponíveis, onde a posse definitiva foi no ano de 2014, me tornando efetivamente um servidor público do estado da Bahia. Iniciava nesse momento uma realidade em minha vida totalmente nova e desafiadora. Emprego que mantenho até os dias atuais com muito orgulho. Sempre fui uma pessoa questionadora e nunca aceitei padrões estabelecidos como verdades absolutas, com isso me vi na necessidade de criar um canal para expor meu ponto de vista sobre a história do nosso mundo, mistérios da humanidade e, acima de tudo, fazer com que as pessoas percebam que elas precisam questionar as informações que são passadas pelos meios tradicionais (escola, faculdade, televisão, rádio e internet). Foi desse ponto que surgiu o "pensando fora da caixa", termo muito conhecido destinado a pessoas que gostam de desafios e ações polêmicas e não têm medo da verdade que está ocultada da maioria da população. A grande massa continua dormindo, sem fazer ideia da realidade que está por trás das histórias mirabolantes que foi inserida ao longo de suas vidas. Ao acessar minhas plataformas, esteja ciente que pode encontrar informações que podem desagradar, afinal de contas, entender que foi enganado a vida inteira não é fácil, nem de bom grado pra ninguém. A verdade liberta, mas ela pode não ser o que você deseja. Forte abraço.

Comentários estão desativados.