Certamente você ouviu muito sobre a história do profeta Noé, uma das histórias mais conhecidas da Bíblia, da qual o profeta foi o escolhido por Deus para repovoar o Reino após a grande inundação enviada pelo Criador para exterminar os Nefilim da face da Terra. Criaturas bizarras que promoviam todo tipo de pecado, além de causar um desequilíbrio proveniente das mortes dos humanos (criação mais importante de Deus). O que você provavelmente não sabe sobre Noé, se trata do nascimento desse personagem, que por sinal é bastante intrigante.
Esse fato encontramos no Livro de Enoque, no capítulo 106, com o título Prodígio Nascimento de Noé. Nele temos uma narração com riqueza de detalhes sobre o momento em que o profeta nasce e, nas mãos da parteira, apavora a todos ao redor, inclusive seu próprio pai.
O texto diz:
Enoque diz: “Depois de alguns dias, meu filho Matusalém escolheu uma mulher para seu filho Lamech; ela engravidou e deu a luz a um menino. O seu corpo era branco como a neve e vermelho como uma rosa, os cabelos da sua cabeça eram como a lã e os seus olhos como os raios do Sol. Quando abriu os olhos, encheu a casa de luz como o Sol e toda casa ficou iluminada.
Nesse Momento, ainda nas mãos da pateira, ele ergueu-se, abriu a boca e falou com o Senhor da Justiça. Então seu pai, Lamech, teve medo e fugiu. Foi para junto do seu pai Matusalém. Ele (Lamech) falou: tenho um filho prodigioso; não se parece com uma pessoa humana, mas sim com os filhos do Deus do céu, pois sua natureza é diferente, ele não é como nós, seus olhos assemelham-se aos raios do Sol e seu semblante revela a majestade.
Mais a frente continua …
Matusalém fala: Eu te procurei por causa de algo que me perturba ; um fenômeno inquietador. Escuta, pois, meu pai! Nasceu um filho ao meu filho Lamech, mas a sua forma e a sua natureza não se parecem com as de um homem. A cor do seu corpo é mais branca que a neve e mais corada que a rosa, os cabelos de sua cabeça são mais alvos que a lã branca e seus olhos são como os raios do Sol. Quando abre os olhos ilumina toda a casa.
O Livro de Enoque faz parte de uma das obras mais impressionantes que temos, muitas informações a respeito da Era Pré-diluviana, dentre as informações, esse registro do nascimento de Noé é um dos que mais impressiona. Geralmente o leitor ao chegar nessa parte acaba tomando um susto tremendo, indo atrás de mais informações para completar a leitura. É o que se sugere.
Referências:
PROENÇA, Eduardo de. Livro de Enoque. Fonte Editorial, 2019.
https://deniseludwig.blogspot.com/2013/09/pinturas-da-arca-de-noe-e-o-diluvio.html
https://tantettaus.blogspot.com/2013/06/o-nascimento-de-noe.html
http://www.artbible.net/1T/Gen0601_Noah_flood/pages/04%20CATACOMBES%20NOE%20ET%20LA%20COLOMBE%20SAINTS%20PIERRE.htm, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4147336