Considerado o maior e mais importante cientista brasileiro até o presente momento, Cesar Lattes foi um opositor aos ensinamentos de Albert Einstein, da qual fez duras críticas ao longo de sua trajetória. Descobridor do Méson Pi, em 1947, que fez revolucionar os estudos atômicos e todo o rumo da física, Lattes concede uma entrevista ao Diário do Povo no ano de 1996 fazendo críticas intensas ao físico Albert Einstein. As afirmações do físico brasileiro direcionam para um grande complô lobista em torno do Einstein.
“Einstein é uma fraude. Ele não sabia a diferença entre
uma grandeza física e uma medida de grandeza. Uma falha
elementar” – Trecho da entrevista Diário do Povo 1996
Essa é uma dos vários ataques feitos por Lattes na entrevista. Além de afirmar que Einstein não tinha o devido conhecimento, ainda menciona que copiou a Teoria da Relatividade de outros físicos como Henri Poincaré. Somando a isso, ainda fala que a Relatividade é algo antigo, que vem desde a Renascença com a contribuição de cientistas como Giordano Bruno e Galileu. De fato existe algo pelos bastidores que jamais saberemos, o que nos deixa intrigados sobre o rumo que a física moderna se direcionou.
Cesar Lattes chegou a ser indicado duas vezes ao Prêmio Nobel, mas apenas o líder das pesquisas levava o prêmio, algo que Lattes nunca aceitou, afinal de contas, ele foi o descobridor e o primeiro a desenvolver o artigo sobre o Méson. Segundo o próprio Lattes, o fato de não terem entregado o prêmio Nobel pra ele era pelo fato de ser brasileiro e, na ciência elitista, jamais entregariam tal importância para um cientista do Brasil.
“Sabe por que eu não ganhei o prêmio Nobel? Em Chacaltaya, quando descobrimos o méson-pi, se publicou: Lattes, Occhialini e Powell. E o Powell, malandro, pegou o prêmio Nobel pra ele. Occhialini e eu entramos pelo cano. Ele era mais conhecido, tinha o trabalho da produção de pósitronsem 1933. Depois fui para a Universidade da Califórnia, onde foi inaugurado o sincrociclotron, em 1946. Já era 1948 e estava produzindo mésons desde que entrou em funcionamento em 1946, tinha energia mais que suficiente. Então, detectamos, Eugene Garden e eu, o méson artificial, alimentando a presunção de retirar do empirismo todas as pesquisas que se relacionassem com a libertação da energia nuclear. Sabe por que não nos deram o Nobel? Garden estava com beriliose, por ter trabalhado na bomba atômica durante a Guerra, e o berílio tira a elasticidade dos pulmões. Morreu pouco depois e não se dá o prêmio Nobel para morto. Me tungaram duas vezes.”
Entrevista ao Jornal da Unicamp (2001)
Link da entrevista concedida por Cesar Lattes ao Diário do Povo.
César-Lattes_-Albert-Einstein-é-uma-fraude
Referências:
https://portal.if.usp.br/memoria/sites/portal.if.usp.br.ifusp/files/Mauro_Cattani_TextoCesarLattes.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Lattes#/media/Ficheiro:Cesar_Lattes,_1949.tif