Anjos em forma humana, verdade ou mito?


Jacob struggling with the Angel La Lutte de Jacob avec l’Ange),
1856-1861, Eugène Delacroix

Existem inúmeras histórias de Anjos com a aparência humana, isso é mitologia ou uma verdade ignorada pelas pessoas?

A imagem acima é a representação de uma das históricas mais fantásticas da Bíblia onde Jacó luta com um Anjo da qual lhe feriu gravemente na coxa, o curioso é que esse Anjo (o próprio Deus) está em aparência humana, como podemos ver na passagem abaixo:

Gênesis 32-22:32 (Bíblia King James 1911)

Naquela mesma noite, Jacó se levantou e atravessou o rio Jaboque, levando consigo suas duas mulheres, suas duas concubinas e seus onze filhos. Assim que as pessoas passaram, Jacó fez que também atravessasse o rio tudo o que lhe pertencia; entretanto, ficou para trás, sozinho. Então chegou um homem que se pôs a lutar com ele até o raiar da alvorada. Quando o homem percebeu que não seria possível dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. Então Ele declarou: “Deixai-me ir, pois já rompeu o dia!” Contudo, Jacó lhe rogou: “Eu não te deixarei partir, a não ser que me abençoes!” Ao que o homem lhe inquiriu: “Qual é o teu nome?” – “Jacó”, respondeu ele. Então o homem orientou-o: “Não te chamarás mais Jacó, mas, sim, Israel, porquanto como príncipe lutaste com Deus e com os seres humanos e prevaleceste!” Suplicou Jacó, prontamente: “Dize, rogo-te, revela-me como te chamas?” Replicou o homem: “Por que me perguntas pelo meu Nome?” E ali mesmo o abençoou! Então denominou Jacó àquele lugar Peniel, “face de Deus”, porquanto afirmou: “Vi a Deus face a face e, contudo, minha vida foi poupada”. Ao romper da aurora Jacó atravessou Peniel, mancando por causa do golpe que havia levado na coxa. Por esse motivo os descendentes de Israel, até hoje, não comem o músculo ligado à junta do quadril dos animais, porquanto Ele feriu a Jacó na articulação da coxa, no nervo ciático.

Um grande questionamento surge diante de tantas evidências Bíblias e históricas ao longo do mundo, pois vários povos relatam um contato físico com seres celestiais e/ou seres das estrelas. e fica a pergunta: Os Anjos podem se materializar e se tornar como humanos? Ainda em Gênesis temos outra passagem importante que mostra Abraão recebendo a visita do próprio Deus que está em uma forma humana, acompanhado por mais dois Anjos que estão da merma aparência, como podemos ver na passagem abaixo:

Gênesis 18-1:5 (Bíblia Almeida Corrigida)

Depois apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia. E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra, E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. Que se traga já um pouco de água, e lavai os vossos pés, e recostai-vos debaixo desta árvore; E trarei um bocado de pão, para que esforceis o vosso coração; depois passareis adiante, porquanto por isso chegastes até vosso servo. E disseram: Assim faze como disseste.

Nessa passagem Abraão se apressa em servir boa comida ao Senhor e aos Anjos, tratando-os bem diante de uma visita importante, na continuação dessa passagem Deus se alimenta, conversa e acalma o coração de Sara que não acredita poder engravidar devido a sua idade avançada, mas Deus a questiona perguntando se existe algo difícil para o Senhor? Sabemos o resultado desse momento pois Abraão se tornou o pai de uma grande nação.

Abraão e os Anjos
Jean II Retirout
Arte Sacra – sec. XVIII

Outra passagem importante que evidencia os seres celestiais materializados, interagindo normalmente como pessoas é a história de Ló. Antes da destruição de Sodoma, Ló avista dois Anjos chegando na cidade e tomando a forma humana, assim como outros moradores de Sodoma também viram.

Gênesis 19-1:5 (Bíblia Almeida Corrigida)

E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite. E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram. E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos.

O final dessa história é forte!

São inúmeras referências que provam que sim, os Anjos podem se transformas em humanos, se assim o desejarem – Livro de Enoque. E tudo faz muito sentido quando se sabe que uma batalha espiritual é travada nesse exato momento entre o bem e o mal. Em Hebreus uma passagem nos faz refletir sobre nossas ações quando lemos o seguinte versículo:

Hebreus 13-1:2 (Bíblia Ludovico)

Perseverai no amor fraterno! Não vos esqueçais da hospitalidade pela qual alguns, sem saber hospedaram Anjos.

Vitor PimentaAuthor posts

Avatar for Vitor Pimenta

Me chamo Vitor Pimenta, formado em História pela Universidade Jorge Amado UNIJORGE - 2009), fui professor do Ensino Fundamental e Médio por saudosos sete anos, quando me vi "obrigado" a deixar o ambiente de sala de aula após a aprovação em um concurso público. Concurso realizado em 2012, da qual tive uma colocação 384 das 2 mil vagas disponíveis, onde a posse definitiva foi no ano de 2014, me tornando efetivamente um servidor público do estado da Bahia. Iniciava nesse momento uma realidade em minha vida totalmente nova e desafiadora. Emprego que mantenho até os dias atuais com muito orgulho. Sempre fui uma pessoa questionadora e nunca aceitei padrões estabelecidos como verdades absolutas, com isso me vi na necessidade de criar um canal para expor meu ponto de vista sobre a história do nosso mundo, mistérios da humanidade e, acima de tudo, fazer com que as pessoas percebam que elas precisam questionar as informações que são passadas pelos meios tradicionais (escola, faculdade, televisão, rádio e internet). Foi desse ponto que surgiu o "pensando fora da caixa", termo muito conhecido destinado a pessoas que gostam de desafios e ações polêmicas e não têm medo da verdade que está ocultada da maioria da população. A grande massa continua dormindo, sem fazer ideia da realidade que está por trás das histórias mirabolantes que foi inserida ao longo de suas vidas. Ao acessar minhas plataformas, esteja ciente que pode encontrar informações que podem desagradar, afinal de contas, entender que foi enganado a vida inteira não é fácil, nem de bom grado pra ninguém. A verdade liberta, mas ela pode não ser o que você deseja. Forte abraço.

Comentários estão desativados.