Uma das passagens bíblicas mais polêmicas se encontra no livro de Josué, mais precisamente o capítulo 10, versículos 12 ao 14. Nele encontramos uma narração durante uma batalha onde o profeta pede à Deus para que o Sol parasse, como estratégia de guerra diante do inimigo.
A grande polêmica que essa passagem bíblica mostra é o fato de mencionar o Sol parando, indo de contra a todo modelo “científico” apresentado, ensinado, doutrinado e cultuado. Mas como assim o Sol parou? O que a Bíblia quis dizer com essa passagem? Isso é apenas fruto da falta de conhecimento científico da época?
A resposta é um grandioso NÃO!
Vamos acompanhar o texto e, logo após, retornaremos com as explicações.
Então, Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom.
(ARA) – 1993 – Almeida Revisada e Atualizada
Então, Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR entregou os amorreus diante dos filhos de Israel, e disse ele diante de Israel: Sol, fica tu imóvel sobre Gibeão; e tu, lua, no vale de Aijalom.
(BKJ) – Bíblia King James – Fiel 1611
Continuando …
E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
(ARA) – 1993 – Almeida Revisada e Atualizada
E o sol permaneceu imóvel, e a lua se deteve, até que o povo tivesse se vingado dos seus inimigos. Isto não está escrito no livro do Jaser? Assim, o sol permaneceu imóvel no meio do céu, e não se apressou a se pôr quase um dia inteiro.
(BKJ) – Bíblia King James – Fiel 1611
Claramente percebemos que após o pedido de Josué, o Criador atende ao seu clamor e faz o Sol parar. E ainda faz mais, ordenando a Lua se deter, ou seja, quando analisamos todo o capítulo, percebemos que a estratégia de Josué é fazer com que a noite não chegasse durante a batalha, evitando a fuga do inimigo que poderia se beneficiar com a escuridão e se reorganizar num momento futuro.
Mas por que a Lua teve que parar também?
A grande questão está nesse detalhe, pois se apenas o Sol parasse e a Lua continuasse com seu movimento, iria acontecer o Eclipse, ocorrendo a escuridão no local da batalha. Deus fez além do pedido de Josué sem ao menos o profetar ter ciência do fato.
Vale aqui destacar que no Livro de Josué 10:12-14 é citado o Livro de Jasar ou Livro dos Justos:
E o sol permaneceu imóvel, e a lua se deteve, até que o povo tivesse se vingado dos seus inimigos. Isto não está escrito no livro do Jasar? Assim, o sol permaneceu imóvel no meio do céu, e não se apressou a se pôr quase um dia inteiro.
(BKJ) – Bíblia King James – Fiel 1611
Curiosamente tenho em meu acervo pessoal o 3º Volume dos Livros Apócrifos, onde nele está contido o Livro de Jasar (Jassar – Jaser – Justos – Retos) e vamos analisar o que menciona o referido texto sobre essa batalha entre Israelitas e Amorreus:
Enquanto os feriram, o dia se tornava noite, e Josué disse, diante de todos: “Sol, permanecei em Gibeão. Lua, permanecei no vale de Ajalom. Até que a nação se vingue dos seus inimigos”. E o Senhor ouviu a voz de Josué. Então, o Sol permaneceu no céu por mais seis horas e meia, e a Lua também permaneceu e não se apressou a aparecer durante todo o dia.
Livro de Jasar 88:63-64
Diante dos fatos mencionados acima, fica evidente que a discussão científica sobre o Sol torna-se real, pondo todo modelo que nos é apresentado questionável. Enquanto a Bíblia e inúmeras outras fontes mencionam o Sol se movendo, a ciência heliocêntrica aponta para um Sol gigantesco “parado” no centro do Sistema Solar.
Finalizo essa postagem lembrando da criação do mundo descrito em Gênesis, quando o Sol e a Lua foram criados no 4º dia e Deus os colocou DENTRO do Firmamento para iluminar a Terra … Não o Sistema Solar.
E disse Deus: Haja luminares no Firmamento dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares no Firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs no Firmamento dos céus para alumiar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que era bom.
Gênesis 1:14-18 (Bíblia King James Fiel 1611)
Referências Bibliográficas:
https://search.nepebrasil.org
https://search.nepebrasil.org/interlinear/?livro=6&chapter=10&verse=13
https://search.nepebrasil.org/referencia-espirita?livro=6&chapter=10&verse=1&verse2=43
https://search.nepebrasil.org/referencia-espirita?livro=6&chapter=10&verse=12&verse2=14
https://search.nepebrasil.org/referencia-espirita?livro=1&chapter=1
Bíblia, Apócrifos e Pseudo-epígrafos da: Livro de Jasar; pp 308-309